Seja bem-vindo!

sábado, 21 de novembro de 2009

DESESTIMULADO PARA POSTAR...


É triste saber que desde que postei a matéria especial que fiz e dediquei às mulheres na menopausa, tive mais de cem visitas ao Blog e nenhum comentário a respeito.... Isso estimula tanto, vocês nem imaginam.

quarta-feira, 18 de novembro de 2009

PARA QUEM ESTÁ NA MENOPAUSA...

PARTE 01



Esta é a primeira, de uma série de matérias especiais, que vou trazer aqui neste Blog sobre saúde e bem estar, que de certa forma guarda relação com perda de peso.

Hoje dedico esta matéria às mulheres que sofrem com os males da menopausa. E indico uma chazinho especial para minimizar os desconfortos provenientes dela.

Como já sabem, estou vivendo uma fase "naturalista" e, portanto, longe das químicas medicamentosas. Vocês não imaginam o poder das plantas. Elas curam de forma saudável, mais barata e menos agressiva ao corpo humano. E é justamente isso que eu quero demonstrar com essa matéria especial.

Antes de iniciar o assunto propriamente dito, gostaria de dizer que achei por bem dividi-lo em partes, para que não se torne uma leitura cansativa e desagradável. Não sei ainda em quantas partes serão divididas esta matéria, porque o texto vai fluindo da minha imaginação. Então, quando acabar, acabou! kkkkkkkk

Bem... É necessário fazer uma breve explanação sobre a menopausa. Não sou mulher para entender do assunto, mas andei dando umas lidinhas por aí para trazer algo interessante pra cá.


A menopausa, segundo li, não é uma doença, mas sim um "estágio da vida da mulher", onde é observado a paralisação (ou considerável diminuição do funcionamento) dos ovários, responsáveis pela produção dos hormônios nas mulheres. O primeiro sinal da chegada da menopausa é o fim da menstruação, que pode ocorrer de maneira natural ou por provocação humana.

A menopausa natual pode ocorrer entre os 45 e 55 anos. Já a provocada por ação humana, como o próprio nome sugere, pode ocorrer a qualquer tempo, bastando para isso uma ação humana (a redundância é proposital). Por ação humana tenho a intevenção cirúrgica, através da histerectomia, que consiste basicamente na retirada do útero. A histerectomia pode ser total ou subtotal.

Na histerectomia total, além do útero, geralmente são retiradas também as trompas e os ovários, deixando a mulher com baixa ou quase nula produção de hormônios. Com isso entra-se automaticamente na menopausa, independente da idade. Em ambos os procedimentos de histerectomia, a mulher fica estéril.

Tenho um exemplo vivo aqui em casa, que é minha querida mãe, Dona Gracinha. Ela foi submetida à histerectomia em 2002, com 46 anos na época, por causa de um mioma. Na cirurgia a que foi submetida, o médico preferiu manter os ovários, retirando apenas o útero. Segundo o médico, a permanência dos ovários (que estavam sadios) minimizariam os efeitos da menopausa. Mesmo assim ela já entrou automaticamente nela, porque deixou de ter o ciclo mentrual que toda mulher tem. Lá na frente falarei melhor sobre o procedimento a que ela foi submetida.

Apesar da permanência dos ovários, não demorou muito para começarem a surgir os "efeitos colaterais" da menopausa em minha querida mãe. Ela sempre reclamou da "onda de calor"...

Andei pesquisando na net sobre isso e vi que dentre os sintomas, os mais comuns são:

* Ondas de calor
* Suores noturnos
* Insônia
* Menor desejo sexual
* Irritabilidade
* Depressão
* Ressecamento vaginal
* Dor durante o ato sexual
* Diminuição da atenção e memória


Vale fazer a observação que no período da menopausa, a baixa produção dos hormônios trazem consequências desastrosas como, por exemplo, a osteoporose (descalcificação dos ossos). Daí a importância de fazer a reposição de cálcio depois dos 45 anos de idade. (ATENÇÃO: nunca tome remédio por conta própria. Procure sempre a orientação de um médico).

Também é indicado (e contra-indicado) por alguns médicos a reposição hormonal, e é justamente nesse ponto que pretendo mostrar uma alternativa terapêutica - natural, que ficará para a parte 2 desta matéria.

Este assunto é muito importante e percebi aqui em casa a considerável diminuição dos reflexos da menopausa em minha mãe. E tudo isso sem a reposição hormonal tradicional, feita através de remédios vendidos nas farmácias. Para quem não sabe, a reposição hormonal feita com remédios tradicionais, aumentam a probabilidade de surgimento do câncer. Daí a idéia que tive em fazer esta matéria especial, pois traz uma esperança de reposição hormonal sem os riscos dos remédios tradicionais.

Aí você deve estar se questionando: E O QUE ISSO TEM A VER COM DIETA OU PERDA DE PESO, assunto relacionado ao Blog?

Eu lhe asseguro que tem, só que isso será abordado no desenvolver do texto, na segunda ou terceira parte da matéria.

Espero que gostem!


Sites pesquisados:

http://www.gineco.com.br/menopausa_oque.htm

http://pt.wikipedia.org/wiki/Histerectomia

segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Por que você entra no meu blog e não comenta?


Agora me surgiu essa dúvida: Por que você entra no meu Blog, lê minhas postagens e não deixa um comentário pra me alegrar?

Estou falando com V-O-C-Ê mesmo que está lendo esta mensagem! Não olhe para os lados, é você mesmo(a)!

Trate logo de deixar registrado o seu recado...