Seja bem-vindo!

quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

MASTIGAR BEM A COMIDA: ESSA É A DICA!


Hoje de manhã eu estava a caminhar com minha vizinha - e companheira de caminhada - e o assunto, como sempre, não poderia ser outro: dieta! Daí que ela abordou um tema por demais importante para quem está na luta contra a balança: MASTIGAÇÃO DOS ALIMENTOS!

É costume entre as pessoas "gordinhas", e aí me incluo também, ingerir os alimentos com aquela ânsia, como se o prato fosse sair correndo dali. Isso é um hábito alimentar muito falho e um dos grandes responsáveis pela obesidade.

Um dos fatores relacionados tem a ver com o psicológico. Pense junto comigo:

Quando comemos rápido demais, muitas vezes fruto da ansiedade (clique aqui e leia sobre ela), o alimento chega ao estômago antes mesmo do comando chegar ao cérebro - de que chegou a comida - e assim o nosso organismo ainda entende que estamos com fome. O resultado disso é que continuamos a comer até o ponto de enchermos a bolsa estomacal por completo. E quando transcorridos alguns minutos, logo vem aquela sensação de que passamos dos limites.

A explicação é simples: depois de passados alguns minutos, nosso cérebro recebe o comando do estômago e a partir daí nosso organismo entende que estamos saciado. Só que esse comando é lento, demora a chegar, e quando paramos para analisar, comemos demais.

Então o segredo é a MASTIGAÇÃO! Já ouvi dizer que deveríamos mastigar um alimento aproximadamente 30 (trinta) vezes antes de engolir. Parece exagero, mas sem sombra de dúvidas, os benefícios serão muitos.

Enquanto estamos mastigando - mastigando bem - o estômago vai enviando para o cérebro o respectivo comando e, quando comermos o necessário para saciar a fome, estaremos saciados. Diferente ocorre quando comemos com pressa.

Isso é um pouco complicado de explicar (principalmente quando se está na hora de ir trabalhar. hehehe), mas vou tentar, exemplificando:

Para quem está acima do peso, o segredo é comer demorado, mastigando bem, sem pressa para terminar. Assim nos alimentamos na medida certa e saboreamos melhor os alimentos.

Quem é mãe sabe bem disso, e quem já foi criança também.

Por que as nossas mães não gostam que crianças comam em frente à TV?

Isso também está relacionado à alimentação. Falo isso porque enquanto estão comendo na frente da TV, as crianças terminam se "distraindo" com os desenhos animados e por vezes terminam demorando mais do que o normal para terminar a refeição. E o que acontece??? Em razão do tempo demorado para se alimentar, o estômago envia para o cérebro o comando de que chegou alimento, e logo a criança se sente saciada, deixando o restante da comida no prato. (DETALHE: isso nunca aconteceu comigo, porque sempre fui bom de boca. kkkkkkkkkkkk).

Com isso, terminam não se alimentando como as mães gostariam que fosse.

A mesma coisa acontece conosco, adultos. E o grande segredo para fazer uma refeição sem pressa, saboreando os alimentos, é através de uma boa mastigação - suficiente para dar tempo de o cérebro receber o comando do estômago de que chegou comida e, assim, comermos o necessário para nos saciarmos. Não basta apenas para terminar o último grão de arroz que ainda está no prato. Temos que nos alimentar bem.

Se você está acima do peso, reflita:
como é a sua mastigação?