Seja bem-vindo!

segunda-feira, 22 de março de 2010

.....................CARNE DE SOJA....................


Primeiramente informo que essa fotografia aí de cima não foi achada na internet. Fui eu mesmo que tirei a foto desse alimento super-nutritivo e saboroso que é a chamada "carne de soja". Essa aí quem fez foi minha mãe, Gracinha, mas eu também sei fazer tão saborosa quanto. hehehe.

Muita gente diz que não gosta, que tem gosto ruim, de "papelão", e que não desce de jeito nenhum. Claro... O segredo está no modo de preparar. Aqui em casa adotamos a soja como um dos principais alimentos, desde a soja desidratada até mesmo aquelas em grãos, tipo "feijão macassa", esta última quem não souber preparar, realmente fica intragável. Como falei - e agora repito - o segredo está na forma de preparo.

Atendendo a pedidos de muitos, trago procêis uma recetinha de soja (extrato de soja), daquelas desidratadas, que vende sem supermercados. Ela vai ficar igualzinha a essa aí da foto. E eu garanto a vocês que fica muito saboroso.

Primeiramente gostaria de dizer que existem dois tipos de "carne de soja": uma miúda, quebradinha, e a outra mais graúda, ambas crocante. Essa que vocês estão vendo é da mais graúda.

Vamos ao modo de preparo:


PRIMEIRO PASSO: hidratar a soja.

Uma dica muito importante que deixo - e considero o diferencial no modo de preparo - é hidratar a soja com molho shoyo.

Isso mesmo! Adicione numa panela um punhado de soja, água, e um pouco de molho shoyo.

Deixe no fogo por aproximadamente 5 minutos, depois que a água começar a ferver.

Depois tire do fogo e escorra numa peneira, lavando, em seguida, em água corrente até esfriar. Não precisa lavar muito não, senão tira o gostinho do molho shoyo.

Você perceberá que a soja ficou HIDRATADA, tipo carne moída, diferente de como estava antes, crocante. Nessa momento a soja estará cheia de água. Ela tem um poder enorme de absorção de líquidos. Você terá que tirar esse excesso de líquido da soja - e aí é que está o outro segredo. Se não tirar esse excesso de líquido, a soja não vai aderir aos tempeiros e consequentemente não ficará saborosa.

O excesso de líquido pode ser retirado com a mão mesmo, espremendo os punhados e separando-os em outro recipiente. Reserve-o. DETALHE IMPORTANTE: as mãos têm que estar muito limpinhas. Higiene é fundamental.

Em outra panela, pique cebola e alho, e coloque no fogo para dourar. Depois acrescente tomate, coentro (cheiro verde) e os demais tempeiros da sua escolha, acrescentando em seguida extrato de tomante e um pouco (POUCO) de água, fazendo um delicioso molho de tomate que você já sabe fazer, bem grossinho, encorpado. Cuidado com o sal! Não acrescente ele agora não, para não ficar salgado demais, pois ainda virá os tabletes de caldo de carne.

Acrescente um pouco (POUCO) de óleo, pois é um excelente condutor de sabor dos tempeiros nos alimentos. Quando o molho estiver pronto, acrescente um ou dois tabletes de caldo de carne (knorr, magi, sazon ou qualquer outro de sabor carne da sua preferência), acrescentando em seguida a soja hidratada - e expremida - que estava reservada.

Aí vc cozinha normal, como se fosse carne moída. Se precisar, acrescente um pouco de água, mas deixe cozinhando até secar - não deixe secar muito não. Tem que ter um molhinho. Se achar que deve, acrescente um pouco de sal, mas cuidado, porque quando a soja esfria, tende a "apurar" mais os condimentos, podendo ficar salgada.

Para engrossar o molho, vc pode acrescentar, antes do extrato de tomate, um pouco de aveia fininha, dissolvida antes em um pouco d'água. Ela ajudará a engorssar o molho.

Se você também quiser, prepare a soja junto com carne moída. Carne mesmo, de boi. Quem não quiser ou não puder comer carne de boi, faça sem ela, do jeito que ensinei aí em cima. Eu particularmente prefiro a soja pura, sem adição de carne, apesar de não ter nada contra ela.

Pronto! Está aí o seu prato de soja, nutritivo, gostoso e de baixo custo.

Existem sojas brancas e marronzinhas. A marrom para carne, e a branca para galinha ou peixe. Vai do gosto de cada um. A cor da soja é mais por questão de aparência mesmo, porque elas não têm gosto e vai aderir da mesma forma o sabor dos seus tempeiros que você adicionar.


CONSIDERAÇÕES FINAIS: o segredo da soja está na forma de hidratar (com molho shoyo) e na de tirar o excesso de líquidos (espremendo com as mãos). O resto, é tudo da forma que você já sabe. Então use a criatividade e crie diversos pratos nutritivos e deliciosos a base de soja. Seu corpo agradece.

Semana que vem vou fazer uma LASANHA DE SOJA. No lugar da massa, colocarei repolho. Deve ficar uma dilícia. Aguardem!

5 comentários:

Anônimo disse...

TAmbém sou fã da soja, e vc acerta quando diz que o segredo é a hidratação, pois meu modo de fazer diferencia do seu apenas no refogar, quando coloco alho, cebola para dourar coloco a soja hidratada junto e faço da mesma maneira que a carne bovina, tomate, cheiro verde e td mais refogo junto e só depois acrescento o molho de tomate e fica mara tb... e tb tenho dicas pra "lasanha" sem massa... kkkkkkkkk

Aguardo a receita pra dar pitacos... kkkkkkkkkk

Parabéns pelos resultados, vc merece!

Vanessa - Orkut

jR disse...

Vanessaaaaa menina!!! Eu também já fiz desse jeito que vc falou... hehehe. Sai bom do mesmo jeito. rsrsrs. Eu prefiro preparar o molho e depois jogar a soja dentro. Mas de qualquer jeito é qualquer jeito. hehehe. Você também hidrata com molho shoyo??? Essa eu aprendi com um amigo, que me ensinou. Realmente ficou bom.

Luciana disse...

Oi Jr.
tudo bem?
vc. me perguntava a respeito do livro Pense Magro.
Te confesso que não levei ele adiante mas agora estou seguindo tudo direitinho. É um método muito legal.
eu comprei meu livro pela internet. Achei agora pra vc. no site da fnac
http://www.fnac.com.br/pense-magro-a-dieta-definitiva-de-beck-9788536316383-FNAC,,livro-506589-2175.html
(copie o link no seu navegador). Se vc. procurar no google. "Pense Magro" comprar vão aparecer outras lojas. Não é difícil de achar não. Eu nunca comi soja mas a foto está apetitosa. Quando fizer vou seguir suas dicas.
Depois me conta se achou o livro, tá?
Até mais
Lu
www.emagrecimentodiario.blogger.com.br

Camila disse...

quando vi esse prato me deu uma agua na boca hummmmmmmmmmmmmmmmmmm,
nunca provei carne de soja, mas pela cara deve ser uma delicia,vou ver se tento fazer aqui em casa,com as dicas que voçê deu.

espero que eu consiga fazer tudo certinho bjs e uma ótima semana!!!!1

Vanessa disse...

Nunca comi carne de soja, mas me interessei muito por essa receita!! Parece apetitosa!!!
Vou experimentar!
bjs