Seja bem-vindo!

quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

REFLEXÃO: ATITUDES DE GORDO...

Observem bem esta imagem aí de cima... É um pão de forma. Quero que vocês visualizem na mente um sanduíche feito com esse pão de forma. Pronto! Vamos à reflexão de hoje.

Essa semana no trabalho, em conversa com um colega de repartição, refleti sobre o que eu costumo chamar de "atitudes de gordo".

Lá vai eu, tentando seguir minha Reeducação Alimentar normalmente. Daí que levei pro trabalho um sanduíche ligth, feito com pão de forma integral, ricota e maioneses ligth sabor carne grelhada (nada a ver a combinação né? Mas ficou gostoso. rsrsrs). E na conversa, esse meu amigo, bem magrinho por sinal, me fez refletir sobre a forma de comer o sanduíche.

Antes de continuar a leitura deste texto, pense consigo mesmo: como é que você comeria um sanduíche desses? Primeiro pelas bordas, deixando por último o centro do pão onde se encontra o recheio OU primeiro o centro do pão (recheio), deixando por último as bordas?

Essa reflexão também pode ser feita com uma pizza, que é até melhor de entender onde eu quero chegar.

Na pizza, por exemplo, o que você come primeiro, as bordas ou o recheio?

Pois bem, eu como logo as bordas e isso é atitude de gordo. Vou explicar por quê. (ta certo o “por quê”? Professora Alê, uma ajudinha por favor. rsrs)

Esse meu amigo falou uma coisa que eu achei super acertado da parte dele, apesar de ser magro. O gordo come logo as bordas do pão de caixa (ou da pizza) para "deixar por último" o centro - que é o recheio. Por quê? Por que é mais gostoso, claro!

E o magro?

O magro nem se preocupa com isso e vai logo para o recheio, que é o mais gostoso. O resultado é que quando ele enche a barriga, as bordas ficaram lá e ele não termina de comer a pizza. Ao contrário do gordo, que comeu logo as bordas e pra não deixar o recheio, come tudinho, limpando o prato.

Quando ele falou isso, parecia que estava descrevendo a minha pessoa. kkkkkkkkkk. Realmente eu como logo as bordas da pizza, deixando o recheio por último. Então se antes de terminar a pizza fico cheio, não deixo o recheio lá de jeito nenhum. Como tudinho mesmo. hehehe.

A mesma coisa acontece com o almoço. Eu mesmo deixo pra comer a carne por último. kkkkkkkkkkkkk


O resultado disso é que, agindo dessa forma, comemos além do necessário para nos manter de pé, e acumulamos gordura.

O magro quando se sacia, comeu o melhor (recheio), deixando as bordas da pizza, que é a parte que “menos presta”.

São atitudes diárias, simples como estas, que nos empurram para o abismo da obesidade.

Que esse exemplo nos sirva de lição para adoção de hábitos diários mais saudáveis.


8 comentários:

Tom de Minas disse...

huahuahuahuahuahuahauhauhauah

ri demais da conta com esse raciocinio!!!

Eu SOU GORDA até na forma de comer pizzaaaaaaaaaaaaaa

meu mundo caiu!

jR disse...

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Pra vc ver, Mirella, como são as coisas... Ontem postei o texto lá no tópico de FErnando e uma das meninas disse: "meu marido é magrinho e ele não come as bordas". kkkkkkkkkkkkkkk. Ser gordo é lasca, a gente come até o prato se deixar... hahaha

Unknown disse...

Ed

Estou lendo Pense Magro de Judith Beck, terapia cognitiva e foca justamente isso, a maneira que pensamos é o que nos faz gordos. No livro tem tabelinhas diárias pra vc ir completando e moldando sua mente a pensar como magro. E essa história da pizza e dolanche mostra bem como a obesidade está na nossa mente.

Ana Luz disse...

Eu sou muito gorda

O pior é que quando chegamos no recheio ele já tá frio

hahahahahahaha

jR disse...

Obrigado por comentarem pessoal... Esse é o maior estímulo para os blogueiros.. rsrrsrs

São atitudes pequenas como essa que nem percebemos como estamos agindo de forma errada... Refleti bastante sobre essa conversa que tive com meu colega de trabalho, aí decidi compartilhar cum vcs. rsrsrs.

Anônimo disse...

kkkkk
Adoreiii

Fabiana disse...

Nossa, nunca tinha pensado nisso, hehe!
Domingo mesmo eu comi pizza, e estou aqui besta de que realmente isso tá certo!
Comi primeiro a borda. Nossa!
E meu marido, magrinho, comeu primeiro o recheio, e dito e feito, deixou no prato a borda.
Que ridicula que eu sou, rs!

Dri disse...

adorei essa matéria Ed....realmente temos q mudar primeiro essa mentalidade de gordos....materia MARA!!!