Seja bem-vindo!

segunda-feira, 12 de outubro de 2009

PARA AJUDAR NO EMAGRECIMENTO...



Gostaria de compartilhar com os amigos os produtos naturebas que estou tomando para dar uma forcinha na aceleração do metabolismo. Adianto que até o momento não tomei remédio algum, exceto os naturais, como por exemplo o PASSIFLORA e o VALERIANA, que tomei no início da dieta, para comtrolar um pouco a ansiedade. Não quero e não vou tomar remédios comentrolados. Acredito, por experiência própria, que quando se deixa de tomar esses remédios, voltamos ao peso de antes e ainda ganhamos uns kilinhos a mais. Então, NADA DE REMÉDIOS CONTROLADOS!


Vamos lá aos produtos:


CHÁ DE HIBISCO



Talvez essa seja a arma mais poderosa na minha reeducação alimentar. Há relatos que esse chá faz perder em média 5 kg por mês, claro, se associado a uma alimentação saudável. Na verdade, o Chá é feito da flor do hibisco. Quem pesquisar por hibisco na internet vai descobrir que ele é muito parecido com a papoula, aquela mesmo que dá nos jardins. MAS CUIDADO: apesar de quase idênticas, são diferentes. Dizem, não sei, que a papoula dos jardins é alucinógena. O hibisco que estou tomando é igual a esse aí da foto acima. Comprei numa casa de produtos naturais. É mais seguro comprar lá do que sair catando flores nos jardins sem saber se é realmente a que queremos. No punhado que comprei vieram algumas sementes que eu vou plantar. Aí sim eu posso colher, deixar secar ao sol, fazer o chá e tomar, porque saberei da procedência.

O chá em si é gostoso, eu particularmente gostei. Tem sabor de groselha, de frutas... sei lá. Um sabor diferente, mas gostoso. Tomo com adoçante stévia, que tem o gosto 100% do açúcar.

Segundo pesquisei na internet, a nutricionista e fitoterapeuta Vanderli Marchiori, de São Paulo, diz que o chá do hibisco “auxilia na redução de gordura, na digestão, regulariza o intestino e ainda combate a retenção de líquidos, o que facilita o emagrecimento”.

Resta por fim registrar que o chá, segundo pesquisei pela internet, não tem contra-indicação ou efeitos colaterais, sendo necessário consultar o médico, antes de tomar, as mulheres grávidas ou que estejam amamentando.

O chá é feito na proporção de uma colher de sopa cheia, para um litro de água. Assim que a água estiver fervendo, coloca-se o hibisco e deixa cozinhando por uns 5 minutos. Depois, apaga-se o fogo e abafa por 15 minutos. Pronto! Agora é só coar, adoçar e tomar quentinho ou gelado. Eu gosto mais gelado, é mais gostoso.

Tem gente que faz uma leve combinação do hibisco com um pouco de gengibre ou chá verde. Vou fazer hoje uma combinação com hortelã da folha miúda. Deve ficar uma delícia. Depois eu volto aqui para comentar.

Recomenda-se tomar pelo menos um litro do chá de hibisco por dia, relembrando mais uma vez que se não fizer uma alimentação saudável, não há hibisco que funcione. Lembre-se: o chá é para AJUDAR, não é um milagre!




LINHAÇA DOURADA


Comprei a linhaça dourada, mas também já usei muito a linhaça marrom. Todas duas são boas, mas dizem que a dourada tem mais proteínas e coisa e tal. Aí terminei comprando.

Uso a linhaça nos lanches entre as refeições. Gosto muito dela no iogurte, uma delícia. As vezes também utilizo ela na vitamina de banana, quando acordo. Acreditem: me deixa saciado a manhã inteira. Uma maravilha!

Eu consumo a linhaça em forma de farinha. Não há mistério, é só bater no liquidificador.

Não gosto de comprar a farinha pronta, porque não sei se está velha. Então prefiro comprar a linhaça, marrom ou dourada, e triturar no liquidificador em pouca quantidade, para não oxidar com o tempo (ficar velha) e com isso perder parte dos seus nutrientes. Quando vou fazer vitamina de banana, coloco ela inteira, porque no triturar do liquidificador, ela se despedaçará.

Importante esclarecer que ela deve ser triturada antes do consumo, porque se consumir inteira, no outro dia ela também vai “sair” inteira (hehehe), não aproveitando o organismo as suas substâncias. Há quem deixe ela de molho da noite para o dia e consome inteira, quando tiver mais mole... Ai talvez, no processo de digestão, ela poderá ser triturada lá dentro. Mesmo assim, prefiro à moda antiga mesmo: triturando tudo no liquidificador.

Em comparação com a linhaça marrom, a linhaça dourada é mais rica em Omega 3 e 6. É um alimento muito bom para ajudar no emagrecimento. Sugiro que procurem maiores informações também pela internet. Com certeza vão encontrar.





FARINHA DA BANANA VERDE


Também estou usando a farinha da banana verde. Clique AQUI e assista uma matéria do Globo Repórter sobre esse produto.

Pesquisas revelaram que a farinha da banana verde contém a substância chamada de amido resistente. E o que danado é isso? A resposta quem dá é a Mestre em Ciência dos Alimentos, Milana Dan:


"Esse amido resistente passa direto pelo intestino delgado, não é nem absorvido, nem digerido. Quando ele chega ao intestino grosso, é digerido pelas bactérias que ali existem. Essas bactérias, quando digerem esse amido resistente, produzem substâncias que são benéficas, tanto no intestino grosso como no nosso organismo em geral".


Essa farinha é muito boa para quem tem diabetes. Pesquisas recentes revelaram resultados satisfatórios com relação à glicose – açúcar no sangue, que se mostrou reduzido em quem faz uma dieta contendo a farinha da banana verde.

Outro fator animador é (acreditem!) para quem tem prisão de ventre. Apesar de ser banana, que costuma “prender” o intestino, a farinha da banana verde é rica em fibras, o que facilita a eliminação das fezes. Como é rica em fibras, eu uso para dar aquela ajudinha básica na hora da “saída” (hehehe), porque meu intestino fica um pouco preguiçoso quando deixo de comer alimentos gordurosos.

Enfim, é um produto muito bom para ser acrescentado à dieta. Sugiro que procurem mais pela internet.

Não uso a farinha da banana verde todos os dias, mas umas duas vezes na semana eu misturo na vitamina de banana logo pela manhã. Lembre-se que tem que existir uma moderação na utilização de qualquer tipo de produto.



FARINHA DO FEIJÃO BRANCO


Esse aí eu só uso de vez em quando por puro relaxamento mesmo, mas é um produto muito bom. Também assisti uma matéria excelente sobre ele no Globo Repórter. Clique AQUI e assista também.

É um excelente produto para quem é propenso a ter diabetes, pois ele ajuda a evitá-la, além dar aquela forcinha no emagrecimento. Quem tiver com o triglicerídeos alto, também é uma ótima alternativa.

O feijão branco tem uma proteína chamada faseolamina, que é inibidora de absorção do carboidrato, inibindo também a absorção de açúcar no sangue. Essa proteína só é encontrada se for absorvida pelo organismo em forma de farinha. A matéria do Globo Repórter explica bem direitinho até mesmo como fazer. Vale a pena conferir. TOME CUIDADO: não adianta consumir em grande quantidade, tem que ser na menina certa. Tomar em quantidades excessivas pode causar intoxicação.




RAÇÃO HUMANA


Essa aí eu aprendi com os amigos do Orkut. Nunca imaginei que depois de velho ia dar uma de cachorro, comendo ração. Hehehe.

Mas brincadeiras à parte, a Ração Humana é um composto à base de cereais integrais muito nutritivo, que dizem poder auxiliar na perda de até 8 kg por mês.

Particularmente não acredito muito nesses milagres, mas também não posso deixar de acreditar que consumir a Ração Humana é muito saudável. Vejam só do que ela se compõe:

Fibra de Trigo: Ajuda a baixar o nível de colesterol e açúcar no sangue. Acelera o trânsito gastro-intestinal, ajuda a prevenir o câncer de colo, constipação intestinal, hemorróidas, obesidade, e muitos problemas de saúde.

Linhaça: É rica em proteínas e ferro, protege contra tumores de mama, ovário e próstata. Associado com a proteína da soja, aumenta a atividade do sistema imunológico. Rica em ômega 3, tem efeito antiespamódico, analgésico, antiinflamatório do aparelho gastro-intestinal.

Leite de Soja:
Reduz o colesterol, regula a formação do osso, rica em proteína e em sais minerais, é de fácil digestão, regulariza pressão, e fortalece todo o sistema imunológico do organismo. Rica em hormônios e aumenta os níveis de estrogênio nas mulheres na menopausa. Possuem atividade anticancerígenas e antivirais.

Farelo de Aveia:
Contêm uma espécie de goma que envolve as moléculas gordurosas dificultando sua absorção pelo organismo, assim o seu poder anticolesterol é capaz de reduzir a gordura circulante no sangue.

Levedo de Cerveja: Suplemento alimentar muito rico, pois nele se encontram cerca de 17 vitaminas, 16 aminoácidos e 18 minerais. É a maior fonte natural de vitaminas do complexo B. ajuda a regularizar as funções intestinais, ajudam o fígado no trabalho de desintoxicação do organismo, protege a flora intestinal, anemias, fadiga, reumatismo, artrite, gota, neurites, furunculose, celulite, obesidade, arteriosclerose, nevralgias, resfriados. É tônico para os nervos, aumenta a resistência física, embeleza a pele, tem a ação antiinfecciosa e desintoxicante.

Gergelim:
É um alimento muito rico, tônico dos nervos, combate dores reumáticas, tumores, acido úrico, memória fraca, alergia, hemorróidas, gastrite, câncer, menopausa, úlcera, prisão de ventre, pressão alta e azia. Rico repositor de cálcio.

Germem de Trigo: Contêm vitaminas do grupo A, B, D, K e principalmente E, que regenera os tecidos, combate a menstruação irregular, dificuldade de crescimento e desenvolvimento, fraqueza muscular e infecções, combate também doenças dos tipos reumáticas, como a ciática, torcicolo, traumatismo muscular e nervoso, doenças cardíacas e circulatórias.

Guaraná:
Previne a arteriosclerose, favorece a intelectualidade. Eficaz no esgotamento físico e mental. Contra indicado nos casos de insônia e hipertensão.

Gelatina Natural em Pó:
Enrijece os tecidos, aumenta a elasticidade da pele, combate a flacidez e a celulite, previne rugas, fortifica unhas e combate a queda de cabelo.

Açúcar Mascavo:
É o açúcar da cana integral, não passa pelos processos de refino e industrialização. Rico em cálcio, ferro, potássio, e diversas vitaminas que não são encontradas no açúcar refinado. Não é aconselhável para diabéticos.

Quando comprei a Ração Humana, no final do mês passado, já comprei o produto pronto, com todos esses ingredientes aí de cima. Claro, não tinha pesquisado sobre a ração antes de ir comprar, porque se tivesse pesquisado, preferiria comprar os produtos separadamente e em casa misturar, fazendo a minha própria ração.

Como ainda a tenho aqui em casa, vou terminar de usar. Mas depois que acabar, eu mesmo vou preparar a minha ração. E explico por quê:

* Não vou colocar açúcar mascavo. Apesar das propriedades do açúcar mascavo, acredito que para a dieta ele é um vilão (impressão que tenho), pela própria natureza do açúcar. Então vou retirar ele da minha ração na hora adoço com adoçante stévia. Quem é diabético não pode usar açúcar.

* Também não vou colocar Guaraná do Amazonas. Posso até colocar, desde que divida em dois potes: um com guaraná e outro sem guaraná. Guaraná do Amazonas é energético e pode vir a tirar o sono à noite. Então ele é bom para ser usado durante o dia, para nos dar mais força, mas à noite acho meio desnecessário. Como sou hipertenso, devo ter cuidado com o uso do guaraná.

* Vou acrescentar colágeno na minha ração. Tem basicamente as mesmas propriedades da gelatina em pó, ou seja, serve para enrijecer os músculos e é bom para a flacidez. Tudo isso é necessário principalmente para quem é obeso e começa a perder peso. Com a perda do peso, tudo começa a “cair” e o colágeno e a gelatina em pó ajudam a minimizar esse efeito.

* Vou acrescentar também a semente de mostarda, que é rica em vitamina A, B2 e C, além de ser pobre em calorias. Também é uma boa fonte de cálcio e ferro. É um produto muito bom, inclusive pretendo fazer posteriormente um texto especial para a semente de mostarda, já que pela internet achei pouca coisa satisfatória sobre o assunto.


Bem pessoal... Todas essas “bugingangas saudáveis” fazem parte da minha reeducação alimentar. São todos produtos naturais, muito saudáveis e ajudam no processo de emagrecimento.

Ainda faltou falar da quinua real, um dos alimentos mais completos do mudo, como também a soja que também é muito nutritiva e rica em proteínas. Esses produtos também fazem parte da minha vida alimentar. Falarei sobre eles em outra oportunidade.

SÓ UMA OBSERVAÇÃO: Muitos podem até achar que todos esses produtos naturebas devem custar os olhos da cara. Não! Estão enganados! O produto e vendido a granel (retalhos) e a gente escolhe a quantidade que quer levar. Fiquei doido quando fui pra essa casa de produtos naturais. Lá tem de tudo. Então temos como escolher os produtos na quantidade que queremos. Compro de pouco justamente para que os produtos não fiquem velhos no armário. Então acabou, vou lá e compro mais.

O interessante é que a feira daqui de casa começou a render depois que inventei de fazer dietas, isto porque tenho agora meus horários e seleciono melhor o que vou comer.

Com esses produtos naturais, minha saladas cruas e cozidas, minhas carnes grelhadas, azeite e o arroz integral, me alimento bem (quero dizer que não passo fome) e de forma saudável.

O resultado já dá para ser visto: PERDI DOZE QUILOS.

4 comentários:

Vanessa disse...

Nossa quanta informação!!!
Vou aderir ao chá de hibisco pra ver se dá uma ajudada na RA!!!
Obrigada por compartilhar com a gente tudo isso!

joANA DARC disse...

Poxa Edson, adorei todas as informações, esclarecedoras e de fácil entendimento.
Também tomo o chá de hibisco e a ração humana e aprovo!!!

Joyce's space disse...

Seu bloguinho e muito bom,eu não consigo tomar este chá de hibisco o cheiro dele me dá panico kkkkkkk...^^

NiKi disse...

Nossa obrigada pelas dicas!!!!
Seu blog tá cada vez melhor!!!!
E Parabéns pelo emagrecimento!!!